terça-feira, 11 de outubro de 2011

Blogagem Coletiva-Como era ser criança na minha infância?

A criança que fui...

Proposta do Blog da Ingrid  Desconstruindo a mãe

Lembro muito bem como era ser criança a mais ou menos trinta anos atrás...a gente era criança de verdade, diferente das crianças hoje  e quando eles perguntam para a gente: "-Não tem nada para fazer!"
Eu tive uma infância com minhas irmãs...quando passava o dia brincando com qualquer coisa que aparecesse.No terreno vazio da lado de casa, era todo nosso.Lembro que fazíamos piquenique com bolacha de água e sal e K-suco de laranja.Às vezes tinha umas bolachas doce e doce de figo e passava o dia inteiro brincando debaixo da árvore Cina-Cina, quando empurrava um pneu de carrinho com um ferrinho, ou andava com a bicicleta monareta que minha prima tinha( a única  do bairro).
Aprendi a andar com meu tio segurando no banco e empurrava de uma vez só e os tombos eram fenomenais, os cotovelos e joelhos ficavam sangrando, mas seguíamos tentando e não tinha mãe para ver se precisava ir no pronto socorro...
Balanço em qualquer árvore, subir em árvore todos sabiam.
E quando a gente passava as férias na campanha, com todos os primos, essa foram as melhores épocas da criança que fui..Fazendinha dos ossos dos bichos,banho na sanga, só depois de baixar a comida para não dar uma "indigestã", como dizia minha tia, ficava com bigode da água salobra e quando não grudava "umas quantas" sanguessuga, mas sempre tinha sabão de soda para soltar...Aqueles campos eram pequenos para nossas descobertas, atirar pedra nos ninhos de camotim e se atirar na sanga, andar de carroça,buscar água na cacimba, correr no meio dos milharal e quando dava uma dor de barriga...
Isso meus filhos não farão, mesmo que eu leve sempre para visitar e conhecer os lugares que tivemos,  é nossa história...
Quando chegava o fim da tarde, era comer, escutar causos de lobisomem e uma vez o outra um baile de campanha.
No outro dia começava tudo de novo e foi inesquecível ser criança nesta época...

19 comentários:

  1. Bel! Que infância gostosa! Eu lembro muito pouco da minha...

    Bjs,
    Ia
    http://iamaluf.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi Bel! Muito legal o seu texto, me fez recordar de minha infância, as crianças eram mais criativas do que as de hj, esse mundo moderno toliu a criatividade. E era bom demaaaaaaaaais! ;)
    Beijo, beijo!
    She

    ResponderExcluir
  3. Olá Bel,

    Que linda sua infância, pena que as crianças de hoje não vivem momentos tão incríveis como os de antigamente!!!
    Também tive momentos inesquecíveis na minha infância, momentos que NUNCA irei esquecer e que lembrarei SEMPRE com muito carinho!!!

    Passando aqui também para agradecer as visitinhas em meu blog e te desejar um ÓTIMO feriado!!!

    Beijinhos...

    ResponderExcluir
  4. Concordo contigo, isso nossos filhos nunca terão... é a nossa história mesmo... adorei o post!
    Beijos
    Gabi
    www.minhas3meninas.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olá miguxa infância boa hein!!! O que é sanga????


    b-jokas

    ResponderExcluir
  6. OI Bel,
    também escutei muitos causos de lobisomen. Brinquei muito na rua, brinquei com coisas simples, com poucos brinquedos.
    Essa blogagem coletiva está demais. Ô nostalgia.
    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Temos idades parecidas então a cada leitura dessa blogagem coletiva é viver no túnel do tempo, claro que cada um com suas particularidades, bom feriado

    ResponderExcluir
  8. Lindo tempo.Como dizes bem, irrecuperável.A minha infância lembra muito da tua.A vida tinha um sabor de brincadeira.Querida, tenha um dia de criança.Felicidades sempre.Bjs Eloah

    ResponderExcluir
  9. Realmente essa liberdade e o contato com a natureza a maior perda pra essa geração.
    DE alguma forma acho que devemos trazer um pouco que seja disso pra eles.
    Um beijo, parabéns pelo post e pelas lembranças!

    ResponderExcluir
  10. Que infância bacana! As crianças de hoje não sobem mais em árvores, uma pena!

    Bjks

    ResponderExcluir
  11. Oi Bel!
    Tbe vim agradecer a visita e ver sua postagem.
    Adorei!
    Todas tivemos infancias parecidas e deliciosas!
    Beijao, querida e um otimo feriado

    http://blogdaclauo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Muito boa a infância que tivemos não é mesmo?!

    A cada história que leio,em uma lembrança da minha infância a cada história relatada,me identifiquei com seu texto tbm!

    Obrigada por passar em meu cantinho :)

    Beijos e fique com Deus.

    ResponderExcluir
  13. Oi Bel,
    Senti saudades da minha infância, lendo seu post., tempos que não voltam mais e não existem para nossos netos, uma pena, bom restinho de semana pra você, beijos
    Graça
    "mimosdagraca"

    ResponderExcluir
  14. O bom de não termos tanta oferta de brinquedos é que nossa criatividade ia a mil, não ;e mesmo?

    Fomos crianças saudáveis, danadas, curiosas e muito felizes. Que bom poder nos inspirar em tudo isso pra podermos criar nossas crianças nessa realidade tão diferente e também tão desafiadora!

    Obrigada pela participação, vamos continuar postando coletivamente muitas vezes, com certeza!

    beijo,
    Ingrid

    ResponderExcluir
  15. Amiga lembrei da nossa infancia que coisa gostosa!
    Tempos diferentes aqueles,que vao ficar para sempre na nossa memoria.Me fez bem recordar!!!
    Bjao

    ResponderExcluir
  16. Esse "Não tem nada para fazer" me deixa por vezes irritada, por vezes surpresa. Como assim??? Criança sempre teve e sempre terá o que fazer, é só usar a imaginação. Mas isso, infelizmente, não é estimulado hoje em dia, com todo o imediatismo reinante. Eu acho muito triste e tento passar para meus filhos que não é bem assim...

    ResponderExcluir
  17. Hahaha aqui também rola esse " não tem nada para fazer' eu fico fula! Rss...
    Você disse no meu blog que gostava mais do Rob neh? Eu sempre fui apaixonada pelo Rick mesmo, e hoje eu o admiro muito pela pessoa que se tornou.

    Adorei seu blog.

    Estou seguindo.

    Beijos

    Flavi

    ResponderExcluir
  18. Acho que nossa geração vivendo pós ditadura teve muito mais liberdade, era permitido ser criança e agir como tal, diferente da realidade dos nossos pais que foram mais reprimidos.

    ResponderExcluir
  19. Adorei essa idéia de blogagem coletiva, pena que cheguei atrasada!!!
    E sempre é muito bom conhecer um pouco mais das pessoas, e sua infância diz muito a respeito da gente!
    Parabéns por seu espaço!
    bjs Sandra
    http://projetandopessoas.blogspot.com//

    ResponderExcluir