quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Minha amada Imortal

Imagem do Google

Fiquei dois dias de molho por uma virose horrorosa, então aproveitei para ficar com o controle remoto na mão todo o dia e cheguei ao filme "Minha amada Imortal " de Bethoven.Conhecia por cima sua história, nunca tão profundo que cheguei a ficar emocionada.
Aproveitando minha carência nestes dois dias (já passou...)fui buscar as cartas de Bethoven `a sua amada, essa é a primeira em que ele escreve.
Eu ficaria "louca" da vida, se no fim da minha vida recebesse uma carta assim, por desencontros tolos e por não saber esperar.Embora estamos falando de uma outra época, mas os sentimentos são os mesmos.Passam-se todo esse tempo e ainda continuamos a pensar que o que sentimos ninguém vai sentir, de não querer saber o que o outro quer ou pensa, ou a mania de achar que somos os certos e deixar passar a vida entre os dedos,sofrendo tudo que não precisava.

Manhã 6 de julho de 1812

Meu anjo, meu tudo, meu ser. Apenas algumas palavras hoje, à lápis (o seu). Até amanhã a minha morada estará definida. Que desperdício de tempo. Por que [sinto] esta tristeza profunda quando a necessidade fala? Pode o nosso amor resistir ao sacrifício, em não exigir a totalidade um do outro? Pode mudar o fato de que você não é toda minha nem sou todo seu? Oh, Deus! Olhe para a beleza da natureza e conforte o seu coração com o que deve ser. O amor exige tudo e com razão. Assim, eu estou em você e você em mim. Mas você se esquece facilmente que preciso viver para mim e para você. Se estivéssemos completamente unidos, você sentiria esta dor tão próxima quanto eu sinto. A minha viagem foi terrível; só cheguei ontem às 4 horas da manhã, uma vez que na falta de cavalos, o cocheiro escolheu um outro caminho, mas que caminho terrível. Na penúltima parada fui avisado para não viajar à noite, fiquei com medo da floresta, e isso só me deixou mais ansioso – e eu estava errado. O cocheiro precisou parar na estrada infeliz, uma estrada imprestável e barrenta. Se estivesse sem os apetrechos que levo comigo teria ficado preso na estrada. Esterhazy, percorrendo este caminho habitual, teve o mesmo destino com oito cavalos que eu tive com quatro. Senti algum prazer nisso, como sempre sinto quando supero com sucesso as dificuldades. Agora uma rápida mudança das coisas externas para as internas. Provavelmente nos veremos em breve, mas hoje não posso compartilhar contigo os pensamentos que tive durante estes poucos dias dias sobre a minha vida. Se os nossos corações estivessem sempre juntos, eu não teria nenhum deles. O meu coração está repleto de coisas que gostaria de dizer-te. Ah. Há momentos que sinto esse discurso não ser nada. Alegre-se. Você permanece [sendo] a minha verdade, o meu tesouro, o meu tudo como eu sou o teu. Os deuses devem nos mandar o restante, aquilo que deve ser para nós e será. Seu fiel Ludwig
Ludwig Van Beethoven

Gostaria de colocar uma fonte por aqui, pesquisei mas não encontrei uma que realmente fosse a que estivesse mais clara, minha pesquisa foi em vários sites de referência, buscando por "minha amada Imortal".

3 comentários:

  1. Oi, Bel!

    Que bom que já se curou da virose!
    Quanto comprometimento nesta carta, quanto apreço pela pessoa amada, não é?
    Já tive oportunidade de ler uma outra carta dele, à sua amada, bem mais emocionante que esta, só não sei dizer onde a vi, rs, talvez em algum blog.

    Beijos
    Socorro Melo

    ResponderExcluir
  2. Espero que já esteja melhor. Não conheço o filme mas fiquei curiosa. Os tempos são outros mas os sentimentos e os desencontros não mudam.
    Um dia feliz.

    ResponderExcluir
  3. Oi Bel, que bom que ja está melhor, sempre aprendi que os sentimentos são atemporais, por isso devemos aprender com quem já errou e não repetir não mesmo?

    Muitos passam pela vida e não observam certas coisas mais importantes para uma vida mais plena. Fiz bobagens mil no amor, muitos eu me arrependo e se tivesse a sabedoria que tenho hoje talvez fosse mais feliz!

    ResponderExcluir