segunda-feira, 30 de maio de 2011

A pergunta que vem depois...



Quando acontecem algo que não é bom, sempre vem a pergunta:
O que está acontecendo com este mundo?
As pessoas não sabem mesmo ou perguntam por perguntar?
Toda esse questionamento é sobre o que recentemente li em algum lugar, incentivo de crianças ao namoro precoce, seja amiguinhos queridos, coleguinhas ou de brincadeira, o que está sendo incentivado é algo desnecessário para crianças que deveriam brincar e desligar-se deste tipo de situação ridícula que os pais impõem à crianças que nem sabem o que está se passando.
Gente!!!
Acordem, deixem os filhos brincar e viver as fases que eles merecem ter, não adiantem nada,para que mais tarde  não venham todos os tipos de perguntas que não vão ter resposta.
Está sendo mudado o percurso destas crianças, o natural que deve acontecer.Até posso estar sendo radical demais, não existe problema em que a criança pense que está namorando, o problema é quando os pais incentivam esse namoro.
Crianças devem  brincar de bonecas, de carrinhos, de correr e sentir que a vida lhe proporciona somente aquilo que lhes é do momento.
Me perdoem pais , mas nem de brincadeira deveria ser incentivado esse tipo de absurdo!
Incentivem sim a ir no cinema, a um teatro, um circo, um parque, a ler um bom livro, a ser CRIANÇAS!

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Respeitar não quer dizer que tenho que aceitar...



Não me entendam mal, eu não sou preconceituosa, só quero que respeitem aquilo que acredito.Somente isso...eu acredito no homem e na mulher e ninguém pode me tirar isso.
Não tenho que aceitar nada, cabe à mim respeitar a opção sexual, a religião, o partido politico de qualquer um neste mundão.
Mas querer impor  e incitar situações absurdas aos meus filhos, isso não aceito e não deixarei ninguém impor.Pois eu e meu marido somos autoridade e educamos nossos filhos conforme aquilo que acreditamos e valorizamos, os princípios, a moral , os bons costumes e nossa crença na família.
Finalmente hoje saiu a decisão sobre esse tal "Kit" que anda circulando na mídia que foi suspendido.
Precisamos tanto de uma educação, de uma boa escola, professores bem remunerados, merenda que é uma situação gravíssima e somos obrigados a engolir certas atitudes de jogos políticos.
Me poupem, não sirvo para esse tipo de brincadeira e tão pouco que brinquem com minha prole.
E tenho dito!!!!

É somente um desabafo para aqueles que dizem que o caminho está seguindo para está direção.Só quem quiser seguir, pois eu não seguirei, respeitarei até o momento que não ultrapassem meu espaço.

terça-feira, 24 de maio de 2011

Primeira condição

"A primeira condição para se realizar alguma coisa é não querer fazer tudo ao mesmo tempo."
(Alceu Amoroso Lima-Escritor carioca)

Levantei a bandeira para está primeira condição, pois tenho uma lista de coisas que quero fazer este ano ainda.
Para se fazer algo, preciso me dedicar à essa primeira condição!
Sempre tentamos fazer mil coisas ao mesmo tempo e eu pelo menos quero o mais perto da perfeição,sou metódica mesmo, fazer o quê?
Estou me concentrando em um projeto que vai começar pequenino(depois conto!!), mas com os dois pés no chão, por isso escolhi essa frase belíssima e que diz muito bem aquilo que precisamos fazer para realizar algo.
Aqui Carregue você,não transfira  falei sobre  se estamos aceitando algo que nos confiaram, que façamos sem reclamar depois ou sejamos sinceros e simplesmente digamos um  "não".
É neste ponto que quero chegar, devemos nos entregar e fazer com amor, principalmente quando é para o próximo.
Sei também, que mais de uma pessoa colaborando não é fácil, pois cada um tem sua maneira de agir, mas nada nesta vida se faz individualmente.
Então não quero fazer tudo ao mesmo tempo, nós mulheres podemos e conseguimos, mas para ser "perfeitinho", vou seguir essa frase.
Ficaram curiosos? 
Vou contar mais adiante, depois que tiver tudo acertado.
Paz e bem! 


segunda-feira, 23 de maio de 2011

Carregue você, não transfira!

Quando a gente aceita algo para fazer, seja o que for, seja no profissional, para os amigos, para interesse próprio, para uma boa causa, sem justa causa, seja voluntário, seja para a família...Aceite, mas aceite de coração, para mais tarde não estar se renegando, reclamando e o pior de tudo estressando todos à sua volta.
Se não dá para seguir adiante, seja sincero e fale o que aflige e porque não dá para continuar.Será o melhor e o mais correto, mesmo que deixe as pessoas na mão, mas certamente não estará carregando um fardo tão pesado e querendo transferir para outros aquilo que lhe foi confiado.
Afinal podemos desistir!
Se não consegue ser gentil nestas situações, não poderá levar adiante aquilo que fala com tanta veemência como um bom cristão.
Nós devemos falar sempre de maneira agradável para que não magoe aquelas pessoas que certamente confiaram e acreditaram naquilo que poderias fazer.
Algumas coisas na vida nos são dadas para ver se temos realmente condições de arcar com o peso,mas quando reclamamos o tempo todo é porque sinceramente não temos.
Este não é o momento!

"Podemos aprender muito,desde que seja permitido por nós , do contrário fique fechado naquilo que acredita"

sexta-feira, 20 de maio de 2011


"A generosidade consiste em dar antes de ser solicitado."
(Provérbio Árabe)


Em muitas situações, queremos ser generosos, mas ficamos ali à espera de que alguém nos convide e nos oriente o que fazer.
Ser generoso é muito mais que dar algo,mesmo que não tenha nada e divide o pouco que tem.É aquele que é generoso por ele só,  é aquele que pode dividir algo que está ao alcance de todas as pessoas.
Ser agradável e amável.
Não é preciso mais do que isso e muitos pensam que é tão difícil.
Hoje mesmo fiz algo que me fez muito bem e tenho certeza que fui generosa, me fez bem e fiz alguém ficar bem.Nunca tinha  ido em um "Chá de Senhoras", fui convidada por acaso e  chamei uma amiga, para não ir só.
E eram muitas senhoras!!!
A causa era nobre, o dinheiro arrecadado era para ser em benefício dos seminaristas e  não sabíamos.Foi uma generosidade por acaso.
E foi uma delicia, estar com pessoas que pouco sabemos e que fazem a diferença.
Aprendi a ser generosa sem dar-me conta do que estava fazendo.
Não é preciso ser solicitado para ser generoso!

domingo, 15 de maio de 2011

Blogagem coletiva-Fases da Vida-Adolescência

Adolescência uma fase sem compromisso.


Proposta

Lembro de minha adolescência com saudade, do "não compromisso", do "não estou nem aí", que "tudo é fácil "e "de nada se tem medo".
Medo o que é medo?
Enfrentava o mundo se fosse preciso, menos os pais, professores e avós.
Eu vivi minha adolescência em um tempo que se  aproveitava a vida, sem maiores compromissos, a não ser pesquisar na Biblioteca e fazer Educação Física à tarde.Uma bela desculpa para sair e ficar na praça central da cidade.
Eu tinha muitos amigos, ficaram alguns que marcaram e  muitos conhecidos.
Rolava uma paquera é claro, mas geralmente todas as gurias gostavam do mesmo guri...Imaginem então a situação.
As festinhas era de garagem e sempre tinha um tema que deveria ser usado, bebida fanta laranja, fanta uva, groselha  e os ponches. 
Lembram dos questionários?
Diário?
Caderno de pensamento?
Com isso podíamos descobrir tudo dos nossos amigos...
Pena que hoje não existe mais festinha de garagem, contato com os amigos, tudo foi substituído por mensagens no hotmail, SMS,pastas de arquivos e mensagens tiradas prontas do google.
Estamos em outra época, filhos diferentes e irreverentes e que tem suas opiniões formadas, mas que vivem os mesmos questionamentos, as mesmas alegrias e tristezas, só um pouco apagados.
Nunca tem nada para fazer, tudo é "chato"!!

Que venha a próxima fase!


sábado, 14 de maio de 2011

Casamento,como mantê-lo?

"Tudo vale a pena, quando a alma não é pequena..."



Eu não saberia responder com as palavras exatas o que fazer para manter um casamento.Poderia responder como levar um ótimo casamento.
Como aprender e desaprender, criar e inovar, ser paciente e impaciente, escutar e não escutar, sensibilizar e solidarizar, ser cúmplice e emocionar, apaixonar-se e amar...
Quando começamos uma vida à dois, tudo parece perfeito, que tudo vai ser sempre uma lua de mel, não é o que acontece.Os primeiros anos são de aprendizagem, pois temos que nos habituar a  nos acostumar com manias e defeitos de ambos.
Depois criar situações para não deixar que a rotina nos domine e inovar estas mesmas situações para não deixar que nos desanime.
Paciente para entender os fatos corriqueiros de ciúmes(quando é demasiado) impacientes quando não a sintonia entre os dois.
Escutar e acima de tudo dialogar!
Quando os dois falam ao mesmo tempo, não há como dialogar e alguns temas é necessário conversar.Tem algumas coisas que não precisamos escutar, simplesmente dizer que sim, para não entrar em discussão que não leva a nada.
Usar a sensibilidade que nós mulheres temos para trazê-los junto á nós, pois de alguma maneira somos sensíveis e conseguimos captar aquilo que eles não conseguem. Ser solidárias para motivá-los a seguir adiante naquilo que eles acreditam que estão de mãos amarradas(seja no trabalho, nas amizades e em casa).
Ser cúmplice em tudo e nos emocionar com um simples toque de mãos , com uma singela flor,com beijo na testa.
Isso foi pelo qual nos apaixonamos e isso é o que nos faz amar..
Altos e baixos quem não tem?
Nada é perfeito , mas é isso que nos move para que cada  dia possamos renovar aquilo que um dia acreditamos fielmente estar amando e ter escolhido a pessoa que estaremos até que a "morte nos separe".
Complicamos quando somos jovens, com o amadurecimento compreendemos e com o tempo vamos entendendo que um casamento é preciso ser  um amigo, companheiro, amante, namorado, esposo,é doação , entrega e amor total.´

Estou postando hoje em homenagem aos 18 anos de casamento que estamos completando amanhã, 15 de Maio.
Já comemoramos hoje em família...É uma vida!!!E que vida boa...

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Atitude hoje!


Monte Sinai-Egito 2008
"Hoje é um novo dia e graças à você , ele poderá ser muito melhor do que ontem..."

Quando aprendemos a amar e assumir o nosso "EU",conseguimos uma aceitação melhor em relação a tudo que fazemos.
Assim passamos a avaliar melhor as situações que se aproximam e que exigem precaução e sensibilidade.
Conseguimos nos libertar quando não precisamos agradar ninguém e quando nada atinge nosso sentimentos.
Quando conseguimos ver tudo mais claro, mesmo que possam trazer consequências não devem alterar nosso humor.
Quando conseguimos praticar o respeito  aceitando que as pessoas não agem ou pensam  como nós, devemos  deixar  no passado, pois ontem é passado.
Se procurarmos nos concentrar e não pensar, vamos encontrar harmonia,compreensão e isso refletirá no nosso meio.
E se  conseguirmos, nossa paz será completa!

segunda-feira, 9 de maio de 2011

"Quanto mais conheço as pessoas, mais gosto de cachorros"

Já escutei alguém me dizer "quanto mais conheço as pessoas, mais gosto de cachorros", quase não acreditei nesta frase, mas como o tempo muitas vezes é nosso amigo, começamos a perceber que realmente tem fundamento essa frase.
Não quero aqui fazer uma apologia em relação aos cachorros, mas sim que eles são fiéis ao seu dono, sem jamais enganar, mentir, te passar a perna, simplesmente estará do seu lado com você triste, solitário e jamais questionando suas atitudes.
Então, tem um fundo de verdade, quando vejo pessoas que amam seus cachorros.Penso que é um amor diferente e fiel, eu não tenho essa grandiosidade no momento.
Neste caso especialmente falo com causa, pois quando achamos que conhecemos uma pessoa  que passa toda uma experiência de vida e que acreditamos, de repente você se vê sem ação, pois é traída, não por uma traição de amor, mas uma traição de sentimento.
Essa é a que dói mais, que mente, que apunhala e que fere e não é para mim diretamente e para alguém que estimo demais e que me fere da mesma maneira.Eu sei me defender, eu sei gritar,sei ferir com a mesma medida, eu sei dar o troco, mesmo sabendo que não podemos fazer isso , pois com ferro fere, com ferro será ferida.
Mas para defender as pessoas que estão ao meu lado, ninguém vai tocar, pois eu defendo até debaixo d'água.
Já pedi para meu Grandioso Deus que me dê sabedoria e paciência e que meu grito seja de paz e que possa entender e que Ele continue nos mostrando os verdadeiros amigos ou parceiros e que o tempo se encarregue de nos afastar e que possamos esquecer e nos fazer indiferentes a este tipo de pessoas.
Que assim seja!

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Dedicação de Mãe

Dedicação é a palavra ideal para definir a minha "Mãe",  pois sem essa dedicação que ela teve de me pegar no colo,de abraçar para que eu parasse de chorar, de me orientar em meus passos,em corrigir meus deslizes e de não colocar a mão na cabeça quando estava errada.Fazia com dureza, mas dava para perceber que era para meu bem.
Isso foi quando criança e quando adolescente, que até ouvia, mas fazia que não.Ali estava ela para proteger e dizer logo de cara quando tinha uma amiga que ela não simpatizava "Me diga com quem andas e eu te direi quem és!", era um tiro certeiro.Nunca errou neste sistema.
Se fiz algo errado, dei muitas cabeçadas e não foi por falta de seus avisos, de qualquer forma lá estava ela e não dizia nada, simplesmente ouvia.
Se ouvi alguma reclamação da vida, se era injusta, se não tinha dinheiro, se não tinha a melhor comida,nunca ouvi reclamar e se chorou  foi escondida.Quem de nós não queria tal coisa que geralmente não podia ter?
Vi muito o sacrifício que fazia para dar tudo aquilo que precisávamos.
Ela tem muito orgulho dos filhos que tem.Eu sou uma delas...
Essa dedicação que tinha, tem sempre , quando vou visitá-la,  faz o café que eu gosto, a comida que eu gosto e me serve..essa é  "minha véinha",e tem muito gás para continuar fazendo isso para mim, minhas manas, seus netos e para ela não esquecer:
"MÃE EU TE AMO!!!!"
Sei que ela não vai ler aqui, mas vou enviar como uma cartinha especial...

terça-feira, 3 de maio de 2011

Preparação para o choro

Está semana , já estou preparando o lenço para o choro do fim de semana, já que é um fim de semana especial para homenagear a minha mãe e receber homenagem dos meus filhotes.
Sou uma derretida, choro por qualquer coisa,mas neste dia é mais que especial, é os filhos que homenageam, na escola é tudo surpresa e escondido.Nós mães percebemos todos os movimentos, mas nos fazemos de "mortas", que não sabem nada.Até porquê geralmente quando o pai não está em casa quem assina os bilhetinhos é a "mãe".
Meu filho amado vai tocar uma música no saxofone, ele pensa que eu não sei qual é, pois tem que ensaiar em casa.É uma das músicas que adoro do Elvis Presley "LOVE ME TENDER".
Não é para chorar?
Eles percebem e sabem tudo que a gente gosta.
Minha filha amada, sabe perfeitamente do que gosto e não gosto, já avisou o pai que não é para me dar nada de casa, mas se me der a flor que gosto, já ficarei feliz.
Então, estou me preparando para este fim de semana que promete e que chorarei com certeza!
E que todas as mamães sejam merecedoras destes filhos que nos amam e nos conhecem.
Sobre a homenagem da minha mãe, escrevo depois...

domingo, 1 de maio de 2011

Acredito que vale a pena...

"O que acreditamos valorizar pode ser para outros sem valor nenhum..."

Assim percebemos o quanto para nós é de um valor imenso e para outros não é nada.Quantas vezes deixamos de fazer pequenas coisas , por acreditar que isso não vai ajudar em nossa vida.
Tenho percebido esses pequenos gestos, fatos é nosso e é para nós.Como sempre colocamos os "achismos", acreditando que os demais tem que achar, pensar ou fazer como nós queremos.
Os demais tem que acreditar naquilo que acham...
Quem sou eu pensar que ciclano ou fulano tem que fazer necessariamente o que faço?
Se estou tentando melhor meu mundo, posso tentar melhorar o do próximo se "ele" quiser, da maneira e do jeito que "ele"  aceitar, jamais impor aquilo que eu penso acreditar e quero fazer.
Não sei se consegui me expressar, mas é uma tarefa difícil propor algo que acreditamos.
Por que complicar?
Mas , somos assim, complicados e perfeitinhos já diz uma letra de uma música...
De qualquer maneira, vamos tentando, a esperança corre em caminhos diferentes, mas sempre chegaremos  a um  destino.